A votação da emenda participativa no valor de R$ 500 mil, destinada ao município vencedor por meio da indicação do deputado Túlio Gadêlha, foi oficialmente encerrada. No entanto, devido à disputa acirrada entre os municípios de Buíque e Recife, o processo entrará agora em fase de auditoria.
De acordo com nota divulgada pelo gabinete do deputado na própria página da votação, nesta etapa os votos registrados no site serão comparados com as mensagens enviadas aos números oficiais de WhatsApp. Serão considerados válidos apenas os votos de cidadãos com DDD 81 e 87, que confirmaram sua participação por meio do aplicativo.
Ainda conforme os critérios definidos pela equipe técnica, votos duplicados, realizados por terceiros ou não confirmados serão desconsiderados. O objetivo é garantir a transparência e a segurança de todo o processo. O resultado oficial da votação deve ser divulgado na próxima semana, após a conclusão da auditoria.
A emenda participativa tem como principal meta apoiar projetos voltados à cultura, ao esporte e à juventude. O município vencedor poderá investir o recurso na promoção de eventos e no fortalecimento de políticas culturais.
No caso de Buíque, a iniciativa para que o município entrasse na disputa foi do presidente da Catimbau Tur, Miguel Modesto que durante uma visita ao vale do Catimbau de Tulio Gadelha e da apresentadora Fatima Bernardes articulou o projeto prevendo a realização do Catimbau Fest 2026, transformando o Vale do Catimbau em um verdadeiro epicentro da cultura e da arte da região.
Apesar do forte engajamento do governo municipal e da mobilização de diversas secretarias, e outras instituições, a campanha enfrentou desafios. A falta de união entre algumas associações de guias de turismo do Vale do Catimbau, que não aderiram totalmente à votação, pode ter feito diferença no resultado final.
Assim, mesmo atendendo a todos os critérios exigidos, Buíque continua de olho na auditoria e na expectativa de um resultado positivo.















