A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta quarta-feira (15), a notificação de mais sete casos suspeitos de intoxicação por metanol, possivelmente associada ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Entre as novas ocorrências, foi registrado um óbito.
Com a atualização, o estado contabiliza 70 notificações no total — 66 em Pernambuco e 4 em outros estados (2 em São Paulo, 1 na Paraíba e 1 em Alagoas). Do total de casos pernambucanos, 34 foram descartados e 3 confirmados, todos no município de Lajedo, no Agreste.
Situação dos pacientes
De acordo com a SES-PE, 11 pessoas seguem internadas, sendo que 3 casos já foram descartados. Outros 35 pacientes receberam alta médica, dos quais 25 tiveram as suspeitas descartadas. Um paciente de Lajedo teve a intoxicação confirmada e apresenta sequelas oculares.
Ainda segundo a secretaria, nove pacientes, incluindo dois com casos descartados, evadiram-se das unidades hospitalares.
No total, 11 óbitos foram notificados, dos quais 3 foram descartados e 2 confirmados como decorrentes da intoxicação por metanol.
Casos confirmados
Os três casos confirmados de intoxicação por metanol em Pernambuco envolvem homens de Lajedo:
-
Celso da Silva, 43 anos, que morreu uma semana após a internação;
-
Jonas da Silva Filho, que faleceu em 28 de agosto;
-
Marcelo dos Santos Calado, 32 anos, que sobreviveu, mas perdeu a visão.
A SES-PE reforça o alerta à população sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas sem procedência e orienta que qualquer suspeita seja comunicada imediatamente às autoridades sanitárias.















