MACÉIO: A Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas concedeu, por meio do Projeto de Lei nº 1307/2025, aprovado no início deste mês, o Título de Cidadão Alagoano ao procurador Vanaldo de Araújo Pereira. A homenagem foi proposta pela Mesa Diretora da Casa como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao estado ao longo de mais de duas décadas de atuação.
Natural de Buíque, no agreste de Pernambuco, Vanaldo nasceu em 10 de outubro de 1971. Filho de Zezinho Dentista e Dona Darquinha (in memoriam), teve sua formação escolar inicial na Escola Estadual Vigário João Inácio, em sua cidade natal. Posteriormente, concluiu o ensino médio na Escola Governador Adauto Bezerra, em Fortaleza (CE), onde também se formou em Administração de Empresas.
Determinado a expandir seus conhecimentos, participou de cursos complementares no Colégio Especial, em Recife (PE), e ingressou no curso de Direito na tradicional Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também é egresso da Escola da Magistratura de Pernambuco (ESMAPE) e possui pós-graduação em Licitações, Contratos e Convênios pela Escola Mineira de Direito.
Ao longo de sua trajetória profissional, Vanaldo Pereira acumulou diversas experiências no serviço público. Atuou como assistente de gabinete na Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco durante o governo de Miguel Arraes, além de ter exercido o cargo de delegado da Polícia Civil em seu estado natal.
Desde que ingressou na Procuradoria Geral do Estado de Alagoas, há 21 anos, Vanaldo tem contribuído de forma significativa com a administração pública alagoana. Atualmente, atua como subcoordenador da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios (Plicc).
Além de sua atuação jurídica, Vanaldo já ocupou o cargo de vice-presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas (APE) e, atualmente, é o diretor administrativo e financeiro da entidade. Também foi condecorado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas em reconhecimento aos serviços prestados.
Em constante busca por aperfeiçoamento, o procurador cursa atualmente uma pós-graduação em Gestão Pública e Direito Administrativo, mantendo seu compromisso com a qualificação e a melhoria dos serviços públicos.
O Título de Cidadão Alagoano simboliza o reconhecimento institucional e social por sua trajetória de comprometimento com o Estado de Alagoas, onde atua com dedicação há mais de 22 anos.