Prefeito de Pesqueira se defende e alega perseguição política.

spot_imgspot_img

Na manhã desta quinta-feira (3), a Polícia Civil de Pernambuco deflagrou a 17ª edição da Operação de Repressão Qualificada de 2025, batizada de Pactum Amicis. A operação, coordenada pela 3ª Delegacia de Combate à Corrupção (3ª DECCOR), tem como alvo um esquema de corrupção, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro, com foco em uma organização criminosa envolvida em crimes contra a administração pública. A ação foi liderada pelo delegado Jeová Miguel.

As investigações, que se iniciaram em abril de 2022, revelaram o envolvimento de diversos agentes públicos em práticas ilícitas. Durante o cumprimento da operação, foram executados um mandado de prisão e 15 mandados de busca e apreensão em endereços domiciliares. A Justiça também determinou o afastamento de alguns investigados de suas funções públicas, além do sequestro de bens e do bloqueio de ativos financeiros relacionados aos envolvidos.

Prefeito de Pesqueira se defende e alega perseguição política

Um dos principais alvos da operação foi o atual prefeito de Pesqueira, Cacique Marcos Xukuru, que foi afastado de suas funções por 30 dias. As investigações indicam que, à época dos fatos investigados, o prefeito exercia o cargo de Secretário de Governo e teria assinado licitações posteriormente consideradas fraudulentas.

Em resposta à ação policial, Marcos Xukuru publicou uma nota em suas redes sociais, na qual classificou a operação como uma “perseguição política”. O prefeito nega as acusações, afirmando que os fatos investigados ocorreram antes de seu mandato à frente da Prefeitura de Pesqueira, e são infundados.

Na nota, Xukuru reiterou sua confiança no sistema judiciário e assegurou que sua equipe jurídica já está tomando as providências necessárias para reverter a decisão judicial. Ele ainda defendeu sua gestão, destacando que ela é pautada pela transparência e compromisso com a população pesqueirense, e que não existem irregularidades que justifiquem seu afastamento.

“Infelizmente, o Cacique Marcos Xukuru tem sido alvo de perseguições desde sua juventude e, mais intensamente, após sua entrada na vida política”, declarou o prefeito em sua nota, ressaltando também que continuará colaborando com as investigações. Ele lamentou, no entanto, o que considera uma tentativa de descredibilizar sua liderança e seu histórico de atuação política.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img