Na manhã desta terça-feira (11), o defensor publico da comarca de Buíque, Gustavo Cardoso, esteve presente na Câmara Municipal de Buíque para um importante encontro com a presidente da Casa, Aline de André de Toinho, e seu vice, Cidinho de Cícero Salviano. A reunião teve como objetivo fortalecer a atuação da Defensoria Pública no município e formalizar parcerias estratégicas.
O evento contou também com a participação do advogado e assessor parlamentar, Matheus Albuquerque. A principal pauta do encontro foi a apresentação de um projeto de autoria do ex-prefeito Arquimedes Guedes, que visa a doação de um terreno pela Prefeitura para a construção de um novo Núcleo da Defensoria. Com isso, espera-se ampliar o acesso da população aos serviços jurídicos oferecidos pela instituição.
O projeto, que enviado à Câmara Municipal em maio de 2024, e na época não foi submetido à votação. Apesar de sua relevância, o texto não foi sequer apreciado pelas comissões da Casa, o que impediu o avanço da proposta. No entanto, durante o encontro, a nova presidente da câmara municipal de Buíque Aline de André de Toinho se comprometeu a dar celeridade ao processo, ressaltando que a proposta será discutida nas comissões e, conforme o regimento interno, colocada em votação em breve.
A vereadora e atual presidente da mesa diretora da casa Jorge Domingos Ramos destacou a importância da construção de uma nova unidade da Defensoria em Buíque, especialmente para garantir o acesso à justiça para os cidadãos da região, com ênfase nos mais vulneráveis. “Este é um passo significativo para estreitar ainda mais os laços entre a Defensoria e as administrações municipais, ampliando a oferta de serviços para a população”, afirmou Aline.
Após a aprovação do projeto, que prevê cooperação técnica entre a Defensoria e o município, serão implementadas ações conjuntas, trazendo benefícios diretos à comunidade local.