A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou, na manhã desta quarta-feira (5), a Operação Conchavo, a quarta Operação de Repressão Qualificada do ano. A ação, vinculada à Diretoria Integrada Especializada (Diresp), é conduzida pelo delegado Gregório Ribeiro, titular da 4ª Delegacia de Combate à Corrupção (4ª Deccor), unidade subordinada ao Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco).
As investigações foram iniciadas em setembro de 2020 e têm como objetivo desarticular uma associação criminosa envolvida em crimes como fraude à licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Mandados e ações judiciais
Durante a operação, estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão domiciliar, além de determinações judiciais para sequestro de bens e bloqueio de ativos financeiros. As ordens foram expedidas pelo Juízo da 2ª Vara da Comarca de Custódia e estão sendo cumpridas nos municípios de Flores, Custódia, Arcoverde e Recife.
Efetivo mobilizado
A ação conta com a participação de 70 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. As investigações tiveram apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (Dintel) e do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD).
Divulgação de informações
A Assessoria de Comunicação da Polícia Civil informou ao PanoramaPE que mais detalhes sobre a operação serão divulgados oportunamente. A ofensiva reforça o compromisso das autoridades no combate à corrupção e ao crime organizado no estado.