A cerimônia de posse do prefeito eleito de Buíque, Túlio Monteiro (MDB), está marcada para a manhã do dia 1º de janeiro de 2025, na Câmara Municipal Jorge Domingos Ramos. Além do prefeito, também serão empossados a vice-prefeita eleita, Mirian Briano, e os 15 vereadores que comporão a nova legislatura da cidade.
Conforme o regimento interno da Casa Legislativa, a sessão será conduzida pelo vereador mais votado. A programação terá início com a posse dos vereadores, seguida pela posse do prefeito e da vice-prefeita. Após a saída dos representantes do Executivo municipal do plenário para a frente da sede da prefeitura onde de Arquimedes Guedes Valença Tulio Monteiro receberá as chaves da prefeitura, os parlamentares permanecerão reunidos para eleger a nova Mesa Diretora da Câmara, responsável por administrar o órgão e coordenar os trabalhos legislativos no próximo biênio.
Túlio Monteiro foi eleito com 55,12% dos votos válidos e diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na última sexta-feira (19), em solenidade realizada no Fórum Dr. João Roma, no centro de Buíque. A diplomação é o ato que oficializa pela Justiça Eleitoral que o candidato foi legitimamente escolhido pela população e está apto a assumir o cargo.
Vice-prefeito desde 2021, ao lado do atual prefeito Arquimedes Guedes Valença, Monteiro comandará o município até o final de 2028. Sua posse marca o início de uma gestão que promete continuidade e novas diretrizes para o desenvolvimento e crescimento de Buíque.