O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 79 anos, foi internado na madrugada desta terça-feira (10) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após relatar fortes dores de cabeça. Segundo informações da equipe médica, o procedimento foi bem-sucedido, e Lula está consciente e sem sequelas.
De acordo com boletim divulgado pela assessoria presidencial, exames de imagem detectaram uma hemorragia intracraniana decorrente de um acidente doméstico ocorrido em outubro deste ano. Para tratar o problema, foi realizada uma trepanação, técnica que consiste em pequenas perfurações no crânio para introdução de um dreno e remover o sangue acumulado.
Em entrevista coletiva, o médico Roberto Kalil, que liderou a equipe responsável pela cirurgia, explicou que o procedimento é considerado “relativamente comum”, especialmente em pessoas idosas. “Esse tipo de complicação pode aparecer meses após uma queda. Muitas vezes, o paciente nem se lembra do trauma inicial”, destacou Rogério Tuma, outro membro da equipe médica.
Por precaução, Lula permanecerá na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por pelo menos 48 horas, sob monitoramento constante. Segundo os médicos, o presidente já está se alimentando normalmente e apresentando boa evolução no quadro clínico.
A agenda presidencial foi suspensa até que Lula receba alta médica e possa retomar suas atividades. A previsão de novos boletins sobre o estado de saúde será informada pela assessoria nos próximos dias.