O episódio envolvendo um xingamento da primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, direcionado ao empresário Elon Musk, dono da plataforma X (antigo Twitter), se transformou em combustível para o bolsonarismo nas redes sociais. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não perdeu a oportunidade de criticar o governo e declarou: “Já temos mais um problema diplomático”.
A fala de Janja gerou mal-estar no governo e preocupação entre diplomatas, especialmente os que participam do encontro do G20, realizado no Rio de Janeiro. Nos bastidores, fontes ligadas à diplomacia e integrantes do alto escalão da Esplanada dos Ministérios demonstraram receio de que o incidente prejudique os esforços do governo brasileiro para construir uma relação mais pragmática com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, figura influente na política global e próxima de Musk.
O caso também repercute negativamente no plano internacional, onde gestos simbólicos e declarações de líderes são analisados com lupa. Enquanto a oposição usa o episódio como arma política, o governo tenta conter os danos e evitar que o incidente comprometa sua estratégia de reposicionamento global e diálogos bilaterais.