Apenas 7 dos 25 deputados de PE assinaram PEC do fim da jornada 6×1.

0
67

O movimento Vida Além do Trabalho (VAT) mobilizou redes sociais e veículos de imprensa recentemente ao propor o fim da escala de trabalho de 6 dias seguidos com apenas um dia de descanso, conhecida como escala 6×1. O tema gerou ampla discussão e ficou entre os tópicos mais comentados na plataforma X.

A repercussão refletiu no Congresso Nacional: em apenas uma semana, o número de deputados que apoiam a proposta de emenda à Constituição (PEC) subiu de 60 para 134. A PEC propõe estabelecer uma jornada máxima de 36 horas semanais e implementar uma semana de 4 dias de trabalho no Brasil, acabando com a escala 6×1.

Entre os 25 deputados federais de Pernambuco, apenas sete declararam apoio à PEC. São eles: Carlos Veras (PT), Túlio Gadelha (Rede), Renildo Calheiros (PCdoB), Pedro Campos (PSB), Maria Arraes (Solidariedade), Clodoaldo Magalhães (PV) e Fernando Rodolfo (PL). Este último se destacou como o único dos 93 deputados do PL a assinar a proposta.

Em contraste, 18 deputados pernambucanos ainda não apoiaram a PEC, entre eles André Ferreira (PL), Coronel Meira (PL), Pastor Eurico (PL), Clarissa Tércio (PP) e Eduardo da Fonte (PP). Até o momento, nenhum destes parlamentares se pronunciou para justificar a ausência de apoio à iniciativa que visa a redução da carga de trabalho no país.

A pressão para uma mudança na jornada de trabalho segue crescendo, refletindo um desejo de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e encontra no movimento VAT um canal para dialogar com o Congresso sobre um tema que impacta milhões de trabalhadores brasileiros.

Fonte: Nill Junior

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here