Na manhã desta terça-feira (15), a Prefeitura de Buíque, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, deu continuidade às ações de conscientização e combate à violência que tem contribuído para o aumento de feminicídios no município. Sob a coordenação de Santina Oliveira, atual responsável pela pasta a iniciativa abrange tanto a sede quanto os distritos, povoados e a zona rural.
Entre as principais atividades estão programas de formação e qualificação para profissionais da Educação Básica e da Atenção Primária à Saúde, além da capacitação de mulheres líderes comunitárias. Essas mulheres, por sua vez, assumem o papel de multiplicadoras de conhecimento, ajudando a identificar violações de direitos e a garantir o acesso à Justiça.
As ações, que incluem abordagens diretas a mulheres nas principais ruas e avenidas de Buíque, estão organizadas em dois eixos: Estruturante e Transversal. O objetivo é reforçar a importância da individualidade de cada mulher, promovendo o reconhecimento de seu valor tanto na sociedade quanto dentro de suas casas.
Com essas iniciativas, o município busca ampliar o alcance das políticas de prevenção à violência e fortalecer as redes de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.