A Polícia Federal (PF) intensificará o policiamento em diversas cidades de Pernambuco a partir desta quinta-feira (3), com foco em regiões historicamente marcadas por conflitos e possíveis crimes eleitorais, como a compra de votos. Mais de 200 agentes, divididos entre equipes ostensivas e de inteligência, atuarão nas ruas para garantir a segurança do processo eleitoral nas eleições municipais de 2024.
Em entrevista à TV Globo, o delegado Márcio Tenório explicou que, desde o início do ano, a PF vem monitorando áreas no estado que exigem maior atenção, os chamados “pontos quentes”, para assegurar que o pleito ocorra de forma tranquila e que o direito ao voto seja preservado. Entre as cidades que receberão reforço estão Água Preta, Águas Belas, Itaíba, Pesqueira, Surubim e Timbaúba. Buíque, também no Agreste, não foi incluída na lista de municípios que contarão com a presença reforçada da PF.
Em comparação com as eleições municipais de 2020, quando foram mobilizados 139 agentes em 14 bases, neste ano a operação será maior, com mais de 200 policiais distribuídos em 23 cidades. “Além das equipes ostensivas, teremos também equipes de inteligência descaracterizadas monitorando de perto o cotidiano desses municípios”, afirmou o delegado.
Além do efetivo humano, a PF utilizará drones para monitorar possíveis situações de risco e intensificará o combate à disseminação de notícias falsas. “Criamos uma unidade específica para lidar com denúncias de fake news, visando oferecer respostas rápidas e evitar que informações falsas afetem o equilíbrio do processo eleitoral”, ressaltou Tenório.