Ex-vereadora Zirleide Monteiro renuncia, e implosão no PP de Arcoverde pode inviabilizar partido nas eleições

0
44

A ex-vereadora Zirleide Monteiro oficializou nesta terça-feira (24) sua renúncia à candidatura à Câmara de Arcoverde pelo Partido Progressista (PP). Sua saída, junto com a de outros quatro candidatos, pode comprometer gravemente a legenda, que agora enfrenta o risco de descumprir a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), que exige a cota mínima de 30% de candidaturas femininas.

Zirleide formalizou sua decisão no Cartório Eleitoral da 57ª Zona no início da tarde, colocando fim a sua campanha. Fontes próximas à ex-vereadora indicam que ela estava insatisfeita com a condução da campanha do PP na cidade, citando a falta de apoio partidário, especialmente no que diz respeito ao fundo eleitoral, e o tratamento diferenciado a outras candidaturas.

Com sua saída, o PP de Arcoverde agora conta apenas com candidatos do sexo masculino, incluindo Everaldo Lira, Paulinho Wanderley, Bolinho, Jarbas Oliveira e Romero Pacheco. Sem mulheres na chapa, o partido enfrenta um impasse legal, pois a ausência de candidaturas femininas inviabiliza sua participação nas eleições de 6 de outubro, de acordo com a lei de cotas de gênero.

A renúncia de Zirleide Monteiro segue a de outros nomes de peso da legenda, como o ex-secretário de Saúde Isaac Sales, a ex-secretária Executiva de Saúde Telma Jeane, além de Junior Mendes e Nayara Siqueira. Todos alegaram a falta de apoio partidário como motivo para desistirem da disputa.

A situação do Partido Progressista em Arcoverde é crítica e a saída de Monteiro pode selar o destino da legenda nas próximas eleições municipais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here