O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou, nesta quarta-feira (18), com um pedido de impugnação da candidatura de Anerisvaldo Luís Nazário dos Santos, conhecido como Nerisvaldo do Portão. A ação tem como base a prestação de contas referente às eleições de 2020, que foi julgada como não apresentada, o que impede sua quitação eleitoral.
Em defesa, os advogados de Anerisvaldo contestaram a decisão, alegando que outro processo já havia regularizado as contas do candidato. Além disso, a defesa questionou a constitucionalidade do artigo 80 da Resolução nº 23.607/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que trata especificamente de julgamentos como o do candidato.
Caso a impugnação seja confirmada, a lista de candidatos à vereança sofrerá nova redução. Entre as 80 candidaturas registradas inicialmente, apenas 72 seguem aptas, já que o TSE acatou os pedidos de renúncia de Frederico Alves da Fonseca (Fred de Dra. Clara), Jéssica Cavalcanti de Albuquerque, Melque Bezerra de Albuquerque, Romero Resende, Simone Patrícia da Silva, Walmir do Catimbau e Zé Ivan de Dema de Napo.