Silvio Santos, ícone da televisão brasileira, morre aos 93 anos

0
112

O empresário e apresentador Silvio Santos faleceu neste sábado (17), aos 93 anos. A notícia foi confirmada pelo SBT, emissora que ele fundou, através de suas redes sociais. Silvio estava internado em um hospital particular em São Paulo desde o início do mês.

Silvio Santos, nome artístico de Senor Abravanel, é considerado um dos maiores nomes da televisão brasileira. Ele comandou o “Programa Silvio Santos” desde 1963, tornando-se uma figura central do entretenimento no país. Em 1981, lançou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), que se tornou uma das maiores emissoras do Brasil.

No último dia 18 de julho, Silvio foi internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, para tratar uma infecção por H1N1. Dois dias depois, recebeu alta, mas no dia 1º de agosto foi novamente hospitalizado para a realização de exames de imagem.

Nascido em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro, Silvio era o mais velho de cinco irmãos. Seus pais, Alberto e Rebeca Abravanel, eram imigrantes judeus. Em 1954, ele deu início à sua carreira como locutor na Rádio Nacional de São Paulo. Posteriormente, foi convidado pelo empresário Manoel de Nóbrega para ser animador de um programa na mesma emissora.

Em 1958, Silvio assumiu a empresa Baú da Felicidade, anteriormente de propriedade de Manoel de Nóbrega, e começou a se apresentar em circos para promover os carnês da empresa. No ano seguinte, estreou na TV com o programa “Hit Parade”, na TV Paulista.

Ao longo dos anos, Silvio Santos tornou-se um dos principais nomes da TV brasileira, apresentando diversos programas em várias emissoras, incluindo a TV Globo e a TV Tupi. Em 1976, fundou a TVS, no Rio de Janeiro, que mais tarde se tornaria parte do SBT.

O “Programa Silvio Santos” marcou época com quadros como “Domingo no Parque”, “Qual é a Música?”, “Show de Calouros” e “Porta da Esperança”. Seu carisma inigualável e bordões icônicos, como “Quem quer dinheiro?”, cativaram gerações de espectadores.

Além de sua carreira na televisão, Silvio Santos também foi um empresário bem-sucedido e até mesmo tentou a carreira política, anunciando uma candidatura à Presidência da República em 1989, que foi indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Silvio Santos deixa sua esposa Íris Abravanel, com quem foi casado desde 1978, e suas seis filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca, Renata, Cíntia e Silvia. O Brasil perde um de seus maiores ícones, mas seu legado na televisão e na cultura popular continuará a inspirar futuras gerações.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here