A cidade de Caruaru, considerada a capital do forró, mostrou na última noite, a grandeza do amor do pernambucano pela música e pela cultura. O primeiro dia do festival Pernambuco Meu País, realizado na Princesa do Agreste, foi marcado por uma vibrante mistura de ritmos e emoções, que espantaram o frio e iluminaram a noite.
O evento, que está em sua quinta etapa, teve uma abertura memorável, reunindo nomes como Academia da Berlinda, Lenine e Dilsinho, em um espetáculo que foi do pagode à cultura popular pernambucana. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, esteve presente, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, da secretária de Cultura, Cacau de Paula, e da presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Renata Borba. Em discurso, Raquel Lyra destacou a importância do festival para a cidade e a disseminação da cultura pernambucana. “Estamos trazendo para Caruaru um evento que já nasceu grande. É uma alegria poder estar aqui na minha cidade e convido a todos para se fazerem presentes porque estamos só começando”, afirmou a governadora.
A noite começou com o espetáculo Pernambuco Meu País, uma homenagem a Naná Vasconcelos e Abelardo da Hora, que combinou música, dança, teatro e circo sob a direção criativa de Jam da Silva e Maria Paula da Costa Rêgo. A apresentação deu as boas-vindas ao público que lotava o pátio, pronto para uma noite de intensa celebração.
Logo em seguida, a Academia da Berlinda trouxe sua cumbia latino-olindense, fazendo o público dançar e cantar ao som de sucessos como Fui Humilhado e Dorival. A energia no pátio já era alta quando Lenine, um dos grandes nomes da música pernambucana, subiu ao palco. Com um repertório repleto de canções marcantes como Leão do Norte e Jack Soul Brasileiro, Lenine conduziu o público em um coro entusiasmado.
“Hoje foi uma noite maravilhosa. Já estive algumas vezes aqui em Caruaru, mas poucas foram como essa, em um projeto tão especial que oferece arte de graça, promovendo cultura e criando mercado de trabalho”, disse Lenine após sua apresentação.
Para encerrar a noite em grande estilo, o pagode de Dilsinho tomou conta do palco, com sucessos como Refém e Péssimo Negócio, cantados em uníssono pela plateia. “Eu me sinto muito privilegiado de participar de festivais multiculturais como esse, que me dão a chance de levar minha música para novos lugares e compartilhar o palco com artistas incríveis”, comentou Dilsinho antes de sua apresentação.
O festival Pernambuco Meu País segue em Caruaru com uma programação intensa, prometendo mais cultura, arte e celebração nos próximos dias.
Fonte e fotos: Secult-PE/Fundarpe