Pelo segundo ano consecutivo, o pátio de eventos da cidade de Buíque se tornou o epicentro da cultura queijeira da região durante a nona edição do Buíque Frio – Queijos, Vinhos e Mais Sabores. O evento, organizado em parceria com a prefeitura de Buíque, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Sebrae e Sala do Empreendedor, contou com uma estrutura de alto nível para receber o Concurso de Queijos Artesanais.
A competição reuniu diversos produtores de queijos artesanais, destacando tanto os queijos de coalho quanto os de manteiga. Uma comissão julgadora especializada, composta por técnicos do Sebrae e agropecuaristas locais avaliou os produtos, e os vencedores foram anunciados no segundo dia do evento após um criterioso processo de apuração.
Entre os destaques, o “Queijo Buíque,” produzido artesanalmente na fazenda do agropecuarista Lourenço Camelo, conquistou o primeiro lugar na categoria Queijo de Coalho. Na categoria Queijos Nobres (Queijos de Manteiga), o laticínio Valelac, localizado no município da Pedra, se destacou com vitórias em duas categorias. As cidades de Itaíba e São Bento do Una também dividiram outras premiações.
A cerimônia de premiação contou com a presença de figuras importantes do setor agropecuário e do cenário político local, incluindo o prefeito Arquimedes Guedes Valença e o vice-prefeito Túlio Monteiro. Também estiveram presentes Thacia Valeriano, secretária do meio ambiente, a ex-vice-prefeita Miriam Briano, diretores da ACIB, e Aldy Regis, atual Secretário Municipal de Agricultura e um dos principais organizadores do concurso.
O evento reafirmou a importância da valorização dos produtos artesanais e do fortalecimento da economia local, destacando a qualidade e a tradição dos queijos produzidos na região.