São João do Recife: Celebração Autêntica da Cultura Nordestina com Mais de 1,2 Mil Apresentações Artísticas

0
147

O Recife se prepara para sediar o São João mais autêntico e vibrante do Nordeste entre os dias 11 e 30 de junho. A Prefeitura do Recife, com organização meticulosa, anunciou os detalhes da festa que contará com concursos de quadrilhas, procissões, cortejos de sanfoneiros, festa para Xangô e exposições de culinária afro-brasileira. A cidade será palco de mais de 1,2 mil apresentações artísticas distribuídas por 14 polos festivos.

O prefeito João Campos ressaltou a importância de manter viva a tradição junina. “O ciclo junino, que começa em Santo Antônio, passa pelo São João e culmina em São Pedro, é fundamental para acender a chama da cultura e impulsionar a economia local”, destacou durante o anúncio dos festejos.

O São João do Recife promete ser um verdadeiro caldeirão de ritmos. Além do forró, haverá apresentações de ciranda, xote, xaxado, coco, boi, cavalo marinho e diversas outras manifestações culturais que caracterizam a rica tradição da cidade. Grandes nomes da música nordestina como Alceu Valença, Elba Ramalho, Dorgival Dantas e Mestrinho estão confirmados para animar os arraiais.

A programação completa será divulgada após a conclusão do edital de habilitação artística, que está em fase de análise de propostas.

Além do tradicional Sítio Trindade, a Avenida Rio Branco também será palco para a festa, com decoração temática, cidade cenográfica e barracas de comidas típicas. A Praça do Arsenal, o Pátio de São Pedro e 11 polos descentralizados como Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande, entre outros, receberão os festejos nos dias específicos de São João e São Pedro.

Neste ano, os cachês dos artistas serão reajustados pelo Plano Recife MCP – Matriz da Cultura Popular, com subvenções e premiações juninas alcançando 50% do total previsto.

A homenagem deste ano será dedicada a dois ícones da cultura nordestina:

  • Nádia Maia: Reconhecida por sua voz e dedicação à cultura nordestina desde 1975, Nádia Maia é uma militante do forró e já se apresentou ao lado de grandes nomes como Dominguinhos e Maciel Melo. Ela é uma defensora incansável da cultura nordestina e sua trajetória internacional será celebrada durante o São João.
  • Assisão: Com mais de 50 anos de carreira, Assisão é uma verdadeira majestade do forró nordestino. Com sucessos como “Pau nas Coisas” e “Pequenininha”, ele é um compositor celebrado e já teve suas músicas interpretadas por Elba Ramalho, Trio Nordestino e Luiz Gonzaga.

O São João do Recife se apresenta como uma celebração autêntica da essência e resistência nordestinas, valorizando as tradições e a cultura popular. Com uma programação diversificada e homenagens merecidas, a festa promete encantar moradores e visitantes, mantendo viva a rica tradição junina da cidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here