A prefeita reeleita Regina Cunha conquistou 54,44% dos votos válidos, totalizando 8.135 votos nas últimas eleições municipais. Agora, seu foco se volta para a eleição de seu possível sucessor, com Pedro Teotônio, atual secretário de saúde, emergindo como o nome mais cotado para a disputa.
Entretanto, a oposição de Itaíba apresenta-se dividida, com dois grupos principais: o liderado por sua adversária política, Rogéria Martins, que obteve 42,56% dos votos válidos, e o outro liderado por Valdo do Pipa, atual vice-prefeito e ex-aliado político que foi peça fundamental para reeleição de Regina
Compreendendo a mudança no cenário político e a necessidade de estratégias diferentes, Regina Cunha está ciente de que não poderá confiar nas mesmas vantagens que a favoreceram nas últimas duas eleições, em 2016 e 2020.
O rompimento político entre Regina e Valdo do Pipa levou o Senador Humberto Costa a anunciar sua filiação ao Partido dos Trabalhadores e sua pré-candidatura ao cargo de chefe do executivo municipal, após um encontro com o vice-prefeito no Posto Cruzeiro em Arcoverde.
Por outro lado, a divisão de grupos e rompimentos politicos entre Regina e seus aliados fortalece a pré-candidatura de Rogéria Martins, que, nas eleições passadas obteve 6.021 votos e agora conta com o apoio de 05 vereadores e todo empenho do clã da família Martins, incluindo figuras proeminentes como o Deputado Estadual Claudiano Martins Filho, o ex deputado Claudiano Martins entre outros nomes de destaque do cenário politico local.