O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou nesta quarta-feira com o emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, sobre a situação do conflito na Faixa de Gaza e pediu ajuda para poder resgatar os compatriotas que seguem sem poder deixar o território palestino.
Segundo nota divulgada pela presidência da república, durante a conversa, Lula destacou o relevante papel desempenhado pelo Catar nas tentativas de mediação do conflito entre Israel e o Hamas.
“O presidente manifestou sua preocupação com a situação do grupo de brasileiros que ainda está na Faixa de Gaza, à espera de repatriação. Comentou sobre a prontidão do plano de evacuação, com aeronave presidencial posicionada no Cairo, e da operação de acolhimento na volta ao Brasil”.
“Ambos concordaram sobre a importância da abertura de um corredor humanitário e da libertação de todos os reféns. Ressaltaram a necessidade de um cessar-fogo e os perigos de uma escalada no conflito, que precisa ser evitada”, acrescenta a nota.
A conversa com o emir do Catar vem somar-se à série de contatos que o presidente Lula tem realizado com líderes da região, com o intuito de promover uma solução que restabeleça a paz.
Somos 5 artistas plásticos que estivemos no Vale do Catimbau por 10dd para pintar. E, iremos fazer uma exposição com as obras. Meu contato 81 996070234
Mais especificamente no Santuário, deve imaginar a aventura que foi montar cavaletes de pintura para que 5 artistas plásticos pintassem as paisagens daquele ponto. O sol cáustico, as tintas secando com muita rapidez, o vento, o calor insuportável… Talvez, o Santuário nunca tenha tido essa experiência antes.
O Vale do Catimbau, localizado no sertão do estado de Pernambuco, é um cenário de beleza exuberante da natureza brasileira. Conhecido por sua rica diversidade geológica, o vale abriga um dos maiores parques nacionais do país. Suas formações rochosas, grutas, cânions, a riqueza da fauna e da flora, e sítios arqueológicos apresentam cenários que são uma fonte inesgotável de inspiração para as artes. Além de sua beleza natural, o local possui um valor histórico e cultural significativo que remontam a tempos pré-históricos, conectando-nos ao passado e à ancestralidade. Suas características únicas e a conexão com a cultura e a história do Brasil tornam o Vale do Catimbau um local verdadeiramente especial.
A partir do convite do artista plástico Antonio Mendes – paisagista pernambucano com mais de 30 anos de carreira artística, juntaram-se os artistas Gabriel Petribú, Heron Martins, Pietro Severi e Arine Lyra para duas imersões nestas paisagens. A primeira viagem, com 5 dias de intensas atividades, aconteceu em julho de 2023. Os artistas se instalaram em um sítio local e exploraram as paisagens da redondeza, além da Pedra da Igrejinha. Nesta época do ano, tem-se uma temperatura mais amena com noites frias, e observaram os verdes que compõem vegetação, o variado matiz das pedras e rochedos, recobertos pelo puro azul celeste.
No segundo momento, em setembro do mesmo ano, os artistas nitidamente observaram as mudanças da paleta da natureza para os tons mais acinzentados e trabalharam sob um intenso sol sertanejo. De forma mais planejada, com apoio de guias locais e veículos apropriados, avançaram para regiões mais distantes como o Santuário e o Sítio Alcobaça. Vale o registro que, possivelmente, essas áreas nunca tinham recebido artistas para pintura nestes locais, um tanto quanto hostis para esta atividade.
As paisagens do Pico da Santíssima Trindade, do Mirante do Brejo São José, da Pedra da Igrejinha, do Santuário, da Pedra do Cachorro e do Sítio Arqueológico Alcobaça foram registradas a partir dos cinco olhares dos artistas. Pinturas em tinta acrílica ou óleo, em telas ou eucatex, em uma linguagem mais realista ou mais abstrata representam a experiência que os artistas tiveram no contato com a cena.
Neste contexto, os artistas agora se reúnem nessa descontraída mostra coletiva e convida o observador para, através de suas pinturas, serem transportados para a grandiosidade e singularidade desse lugar, perpetuando a beleza do Vale do Catimbau além das fronteiras geográficas.