A política de Pernambuco entrou de luto no finalzinho da tarde deste domingo, 28 de Maio com o falecimento de Lúcia Heráclio, ex-deputada constituinte e primeira e única mulher a ser eleita prefeita de Bonito, no Agreste do Estado. Maria Lúcia faleceu aos 76 anos de idade no Hospital Real Português na capital do estado.
Maria Lúcia Heráclio de Souza Lima, neta do Coronel Chico Heráclio, viúva do ex-vereador e ex-prefeito de Bonito Valdomiro de Souza Lima. Mãe do ex-vereador Ricardo Heráclio e sogra do atual vereador Walter Maroja. Desde cedo Lúcia Heráclio ingressou na política, acompanhando seu avô em diversos palanques em Limoeiro e não foi diferente na vida adulta, quando se casou com o jovem Valdomiro, filho de Zuzu Viana, grande personalidade do município na época.
Lúcia acompanhou Valdomiro em diversas eleições, passou a conviver com grandes nomes da política estadual, o que gabaritou seu nome e a transformou em Deputada Estadual no ano de 1987. Onze anos depois, em 1996, Lúcia Heráclio se torna a primeira e única mulher eleita prefeita de Bonito, cargo que exerceu por dois mandatos, sendo eleita novamente em 2004. Em 2008 disputou a reeleição mas foi derrotada no pleito pelo empresário Ruy Barbosa. A partir deste momento Lúcia Heráclio e Valdomiro passou a trabalhar nos bastidores como o principal grupo de oposição no município. Neste período elegeram seu filho, Ricardo Heráclio, vereador por três mandatos e, atualmente, quem representa de forma direta a família na política de Bonito é seu genro, o vereador Walter Maroja.
Lúcia Heráclio ganhou o apelido carinhoso de Mainha, pela maneira que cuidava de seus eleitores, principalmente os mais carentes. Fortaleceu seu nome principalmente na zona rural do município, onde se concentrava mais de 60% do seu eleitorado. Nos últimos anos Maria Lúcia enfrentou problemas de saúde, mesmo assim, nunca desistiu da política, e mesmo com suas limitações, sempre buscou participar de forma direta das decisões políticas do seu grupo.
Fonte: Portal 360 graus