Trupe da Meia Noite e do Meio Dia estreia peça infantil gratuita sobre diversidade em cidades de Pernambuco no próximo dia 05 de abril

0
311

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, origem ou ainda religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”. A frase, dita por Nelson Mandela, resume o objetivo da peça infantil “Diversidade”, apresentada pela Trupe da Meia Noite e do Meio Dia, do Projeto Diverte Teatro Viajante.

O espetáculo teatral inédito teve a sua estreia no dia 30 de março, nas regiões de Pernambuco, iniciando uma turnê que passará por 36 cidades de oito estados brasileiros: Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco e Tocantins. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, as 110 apresentações serão realizadas em escolas municipais e contam com o apoio do Ministério da Cultura e da Bayer.

As apresentações, que têm 60 minutos de duração, foram idealizadas pela própria Trupe, projeto que combina raízes mambembes com o teatro moderno. A ideia do espetáculo é impactar com a beleza despretensiosa da cultura artesanal, do poder do afeto e da proximidade física.

“Somos um projeto de resgate cultural: de malas inventivas com rodinhas, de onde saem objetos, figurinos, retalhos, bonecos, brincadeiras de roda, cantigas, oceanos e mais um universo atemporal inteiro”, explica Danilo Miniquelli, produtor da peça.

O texto é da dramaturga Ave Terrena, que traz a mensagem sobre a importância de aprender a conviver com as diferenças. “Provocar esse debate de forma lúdica por meio do teatro faz com que o aprendizado e a arte aconteçam em sua máxima potência”, conta.

Os figurinos e o cenário criados por Thales Cristóvão têm um papel poético, refletindo a influência mambembe e vintage da própria Trupe da Meia Noite e do Meio Dia. A teatralidade e o artesanal se fundem, transpirando histórias e poesias que podem ser lidas por detrás da roupa cênica. As roupas aceitam imperfeições, sujeiras e acabamentos feitos a mão. Tudo para parecer que foram feitas pelos próprios atores, dentro da carroça que faz parte do cenário.

“Os adereços saem de dentro de malas antigas, as mesmas utilizadas para transporte, e se transformam em parte do cenário, que é compacto. Assim criamos uma estrutura que chega a qualquer lugar do Brasil”, explica Thales.

E o que seria de um espetáculo sem música? Composto por Dani Marcon, sons e canções atemporais se juntam à atmosfera mágica criada pelos atores, que com a junção de ritmos, batidas e interferências eletrônicas, trazem a mistura do tradicional com o contemporâneo. “Com foco na brasilidade, mas também com referências mundiais, a música se torna uma bagagem palpável e invisível destes aventureiros”, comenta Dani.

“Alcançar tantas pessoas de lugares que geralmente não são visitados pelas companhias teatrais é o que move nossa aventura. Descobrir novas línguas é o que move nossa linguagem. Que o Brasil esteja aberto a nos receber, pois não deixaremos de levar nossa bagagem para cada pedacinho do país”, finaliza Christiane Deucher, diretora do projeto Trupe da Meia Noite e do Meio Dia.

Serviço: Apresentações da peça “Diversidade”

Data: 05/04/2023
Horários: 9h e 10h30
Local: Escola Maria Alzira de Oliveira Jorge
Endereço: Rua Dom Pedro I, 05 Predio – Centro.
Cidade: Manari (PE)

Data: 05/04/2023
Horários: 15h e 16h
Local: Escola Maria Gaia
Endereço: Povoado Caraibeiro, s/n – Zona Rural
Cidade: Inajá (PE)

Data: 10/04/2023
Horários: 10h30 e 13h
Local: Escola São Francisco de Assis
Endereço: Rua B, Agrovila I, s/n – Centro
Cidade: Ibimirim (PE)

Data: 12/04/2023
Horários: 10h30 e 13h
Local: Escola Municipal José Joaquim
Endereço: Av. Francisco Coelho Amorim, 979-1027 – José e Maria
Cidade: Petrolina (PE)

Data: 12/04/2023
Horário: 16h
Local: Escola Municipal Prof. Walter Gil
Endereço: Tv. do Vaqueiro, 30 – Mandacaru
Cidade: Petrolina (PE)

Data: 13/04/2023
Horário: 8h
Local: Escola Municipal Prof. Walter Gil
Endereço: Tv. do Vaqueiro, 30 – Mandacaru
Cidade: Petrolina (PE)

Data: 13/04/2023
Horários: 11h e 13h
Local: Escola Municipal Prof. Laurita Coelho Leda Ferreira
Endereço: Rua 10, s/n – Vila Marcela
Cidade: Petrolina (PE)

Sobre a Bayer
A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas áreas de ciências da vida de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade em todo o mundo.

Sobre o Projeto Diverte Teatro Viajante
O projeto tem em seu cerne a concepção de ter a Arte do Teatro desempenhando o seu real papel na vida e na formação do ser humano, pois através dela nos tornamos mais sensíveis ao mundo e capazes de entender nossas próprias reações. O Diverte Teatro Viajante acredita que a arte e a cultura têm fundamental importância para a formação intelectual e social das crianças e jovens, pois proporciona a diversão, reflexão e troca de experiências entre os envolvidos.

O projeto tem em seu método o foco na integração que permite relacionar o cotidiano da criança e do jovem com o seu entorno. Nesse sentido, as crianças e jovens terão atividades em que se desenvolverá a criatividade de maneira participativa e dinâmica durante as apresentações. O método contribui para a ampliação do horizonte cultural, favorecendo o contato com personagens imaginários, dramaturgia, música, poesias, artes plásticas etc., ampliando o interesse pelo teatro e seus aspectos estéticos, emocionais, intelectuais e sociais.

As peças e temas tratados, ajudam a desenvolver no público infantil e juvenil o hábito pelo teatro, deflagrando um movimento de cultura e criatividade em forma de lazer, além de estimular na criança a imaginação, seja para o teatro, para a literatura ou para o fazer da cultura em geral, e assim, é alcançada a formação de público, de um público que hoje são crianças que vão se inspirar, se apaixonar e consumir cultura para o resto de suas vidas, passando isso de geração em geração, e o grande diferencial de nosso projeto é que falamos com as crianças na mesma língua delas, e por isso, conseguimos alcançar estes objetivos propostos.

O Diverte Teatro Viajante está em sua 10ª edição e, já itineramos por mais de 260 municípios, estivemos em mais 1.500 escolas, apresentamos 1.938 espetáculos em 18 estados brasileiros, beneficiando um público de mais de 250.000 crianças.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here