Logo

Vereadores aprova mudanças no sistema da Zona Azul de Arcoverde

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

om dois votos contrários dos vereadores Rodrigo Roa (Avante) e Célia Galindo (PSB), a Câmara de Vereadores de Arcoverde aprovou na noite desta segunda-feira (27) o Projeto de Lei Complementar nº 003/2023 que altera a Lei Complementar nº 07 de maio de 2011 que criou o sistema de estacionamento rotativo pago nas vias e logradouros públicos do Município de Arcoverde, denominado de Zona Azul.

Votaram favoráveis ao projeto os vereadores Luciano Pacheco, Zirleide Monteiro, João Marcos, Luiza Margarida, Sargento Brito e João Taxista. O projeto foi aprovado com três emendas modificativas. A primeira delas isenta os motociclistas da cobrança do estacionamento rotativo. A segunda modificação isenta por duas (02) horas as pessoas com deficiência, legalmente identificadas, do pagamento da zona azul.

O terceiro ponto que tinha gerado muita polêmica, mas foi modificado com a aprovação de todos os vereadores, é o que tratava da possibilidade da criação de novas vagas de Zona Azul por decreto do Poder Executivo. Com a modificação, o aumento ou redução de vagas de estacionamento rotativo pago terá que passar pela Câmara de Vereadores.

Apesar de terem votado favorável as emendas modificativas, mas contra o projeto, tanto a vereadora Célia Galindo como o vereador Rodrigo Roa, além do vereador Wevertton Siqueira – Siqueirinha (PSB) se posicionaram contra a volta da cobrança da zona azul. Já o vereador Luciano Pacheco destacou que a lei já existia, que foi aprovada apenas algumas modificações e a volta da zona azul se faz necessária para um melhor disciplinamento do tráfego e estacionamentos em Arcoverde. O mesmo posicionamento foi adotado pelos demais vereadores da bancada do governo.

Com a aprovação do projeto, agora caberá a prefeitura de Arcoverde abrir processo licitatório para a contratação de uma nova empresa que vai operar o sistema de estacionamento rotativo (Zona Azul) na cidade. No edital deverá ser definido o quantitativo de vagas, bem como os tempos e valores a serem cobrados.

Zona Azul – O estacionamento rotativo de veículos Zona Azul foi implantado em Arcoverde no dia 03 de setembro de 2012, com 456 vagas para os veículos. A empresa que operacionalizar o sistema na época era a Sinalpark que implantou na cidade um equipamento pioneiro em todo o Nordeste, os parquímetros. Na época foram instaladas 17 unidades pelas principais ruas e avenidas da cidade (Av. Severiano José Freire, Praça da Bandeira, Rua Alcides Cursino, Largo Antonio Flanklin, Av. Cel. Antonio Japiassu, Praça da Matriz do Livramento e rua Leonardo Pacheco Duque). No momento da implantação da Zona Azul em 2012, Arcoverde tinha uma frota de pouco mais de 20 mil veículos. Agora, em 2022, segundo dados do IBGE, essa frota ultrapassaria a casa dos 32 mil veículos.

Fonte: Folha das Cidades

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

PUBLICIDADE

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img