Lula eleito, é o primeiro candidato a vencer três eleições diretas para presidente

0
245

Ao derrotar Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno neste domingo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tornou-se o primeiro brasileiro da História a vencer por três vezes uma eleição presidencial direta. O petista já havia saído vitorioso do pleito de 2002, quando superou José Serra (PSDB) e obteve o primeiro mandato, e ao disputar a reeleição em 2006, contra Geraldo Alckmin (ex-PSDB, hoje PSB), e que agora será seu vice.

Antes de ser eleito neste domingo, Lula estava empatado com Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), cada um com duas vitórias em eleições diretas. O tucano triunfou em 1994 e em 1998, um ano depois de a reeleição ser autorizada por uma mudança na Constituição. Já Dilma superou todos os adversários em 2010 e 2014, mas acabou sofrendo um impeachment em 2016, o que encurtou seu segundo mandato.

O desempenho lulista em 2022 também fará com que o futuro presidente se torne o segundo brasileiro a ficar mais tempo como chefe do Executivo. Até então, Lula e FHC, com dois mandatos de duração idêntica cada, somavam 2.922 dias no posto. Caso conclua o novo ciclo, o petista vai chegar a quase 4.400 dias como presidente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here