Outubro Rosa promovido pela assistência social e destaque em Itaíba

0
145

A prefeitura de Itaíba, através da secretaria de Assistência Social e Cidadania realizou no último dia 25 de outubro um evento que marcou a campanha do ‘Outubro Rosa’, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Segundo o secretário Arnon Vieira Ramos, uma grande oportunidade de levar conhecimento sobre a doença às mulheres itaibenses.

“Esses eventos e políticas públicas da assistência social contribuem para o esclarecimento das famílias mais vulneráveis do nosso município de Itaíba, levando conhecimento, informação e mais qualidade de vida a essa população feminina que é a principal vítima do câncer de mama. Prevenir é ainda a melhor solução e essas ações visam exatamente isso”, afirmou.

O evento contou com dezenas de mulheres que são acompanhadas e beneficiárias da secretaria e dos seus equipamentos, tais como: CRAS, CREAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e dos programas sociais da Secretaria de Assistência Social. O ‘outubro Rosa’ é o mês que marca o cuidado, a proteção e a prevenção do câncer de mama e também do colo do útero.

Arnon Vieira Ramos enfatiza que o evento priorizou especialmente as mulheres que vivem ou estão em situação de risco e vulnerabilidade social e econômica, contando com a palestra da enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Niegila Lins, sobre os cuidados, sintomas e prevenção ao câncer nas mulheres.

Também foi realizada a palestra da psicóloga do CRAS sede Itaíba Izamara Apolinário, explicando como a psicologia e o autocuidado contribuem de forma significativa para o enfrentamento e tratamento necessários à doença. Várias mulheres deram depoimentos relatando sua luta contra o câncer de mama e como venceram essa doença que na estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de 66.280 novos casos para cada ano de 2020 até 2022.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here