Devido ao agravamento da pandemia da Covid-19 em todo o território nacional, e o aumento de novos casos e mortes causadas pelo novo coronavírus, a Prefeitura Municipal de Buíque, emitiu, nesta quarta-feira (3), um decreto municipal de Nº 028/2021 com novas medidas restritivas para ampliar os protocolos de prevenção e combate à doença.
Com a nova medida, o uso de máscaras permanece obrigatório nos espaços de acesso aberto ao público, assim como no interior de estabelecimentos públicos ou privados e nos veículos públicos e particulares.
Além disso, o novo decreto proíbe a realização de reuniões e aglomerações para grupos que superem 10 (dez) pessoas.
O documento anuncia, ainda, a proibição das atividades não essenciais das 20h às 5h, de segunda a sexta, assim como o funcionamento dos bares e restaurantes no Mercado e no Açougue Público e na feira livre.
Além disso, aos sábados e domingos, somente serviços essenciais poderão funcionar. Espaços de lazer, comércio e clubes sociais estarão fechados nos finais de semana.
As medidas entram em vigor a partir da data de sua publicação que foi nesta quarta-feira (3) e serão mantidas até o dia 17 de março.
Supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, serviços de Delivery, serviços essenciais à saúde, serviços públicos, abastecimento de água e gás continuarão funcionando normalmente.
Ficam permitidos ainda o funcionamento de clínicas e hospitais veterinários, serviços funerários, hotéis e pousadas, serviços de auxílio, cuidado e atenção a idosos, pessoas com deficiência e/ou dificuldade de locomoção e do grupo de risco, serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade, e atividades de construção civil.
Em outro Decreto, o de 029/2021 o prefeito do município Arquimedes Guedes Valença, antecipou a feira livre de sábado, dia 06 para próxima sexta-feira (05) em virtude do feriado da data Magna do estado de Pernambuco conforme dispõe a Lei Estadual , 16.059 de 8 de Junho de 2017.