De acordo com a Secretária de Finanças. Telma Valença, o novo hospital teve investimento de quase R$ 2 milhões entre obras físicas e compra de equipamentos, tudo feito com recursos próprios. A unidade foi batizada com o nome da ex-primeira dama, Maria Deci Macêdo Valença, após projeto aprovado na Câmara de Vereadores e contará com uma ala reservada com leitos exclusivamente para paciente do Covid-19.
Segundo o prefeito Arquimedes Valença, a prefeitura já vem planejando o funcionamento da unidade desde que a construção começou a subir as novas paredes, como a aquisição dos equipamentos necessários ao fardamento e contratação dos profissionais de saúde. “Teremos um hospital totalmente novo, mais amplo, com uma equipe renovada mesclada com a experiência dos atuais profissionais e com sua capacidade ampliada”, concluiu.
Mais espaço, nova recepção, bloco cirúrgico, enfermarias masculina e feminina, salas de enfermagem, vacinação, equipamentos de Raio X Digital, Ultrassonografia e um gerador para garantir o fornecimento de energia, são algumas das estruturas e equipamentos que vão estar no novo hospital que foi totalmente reconstruído no espaço da antiga Casa de Saúde.
Histórico – A antiga Casa de Saúde Senador Antônio Farias foi entregue fechada à cadeado em 1º de janeiro de 2017 ao então prefeito empossado, Arquimedes Valença. Meses antes, a unidade foi fechada por órgãos de fiscalização. A medida foi tomada depois que uma vistoria solicitada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e realizada em conjunto com o Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe) constatou irregularidades graves como falta de médicos, medicamentos e equipamentos e ainda acúmulo de lixo contaminado nos corredores.
Fonte e Fotos: ASCOM PMB