Enfim, marchantes , açougueiros e centenas de outros profissionais que abatem animais para o consumo poderão respirar aliviados porque começou a contagem regressiva para o ato solene de e entrega inauguração e inicio de abate e preparação de carnes para o consumo humano no município de Buíque, no agreste do estado.
Finalizando uma novela que já se estendia por longos anos, na manhã desta terça-feira (02) de Abril, representantes da Prefeitura Municipal nas pessoas dos secretários de Agricultura Aldy Regis , de Governo Roberto Modesto e do representante dos marchantes , Maciel Batateira , acompanhados pelos responsáveis da Empresa Boi Fino estiveram no novo matadouro inspecionando todos os equipamentos para uma nova etapa de trabalho que deverá iniciar-se a pouco menos de 20 dias.
Com todas as licenças em dias, inclusive a da CPRH que depois de longos meses foi liberada somente agora, os preparativos para inauguração começaram com um trabalho de inspeção e revisão em todo maquinário que será usando durante os abates .
Atendendo todas as exigências da Vigilância Sanitária, uma parceria entre o poder executivo municipal e o Sebrae possibilitou a formação de aproximadamente 30 trabalhadores que se qualificaram com um curso de técnicas de abate de animais, entre eles bovinos, suínos, bubalinos e caprinos.
Como o ato solene de entrega da concessão do matadouro está programada para acontecer no próximo dia 15 do corrente mês , outras ações estão sendo tomadas por parte da prefeitura e do representante dos marchantes que será toda pintura e alguns reparos do açougue publico.
De acordo com as informações, inicialmente estima-se que serão abatidos cerca de 250 animais por semana, entre bovinos, caprinos e suínos, isso porque com o início dos abates de animais em Buíque, quem anates abatia no município de Tupanatinga que está com seu matadouro de portas fechadas, migrarão para o município de Buíque.